© MOOC100
A maior lista de expoentes negros emergentes do Brasil.
Débora Gonçalves

Eu comecei a correr em 2015, sem “querer”me salvei  de uma depressão.Desde então me apaixonei. Na mesma época fomos para NyC e vimos muitas crews correndo por toda a cidade. E para nossa supresa a maioria negros.  Como a corrida me salvou, eu decidi passar isso adiante. E como essa experiência que tivemos nessa viagem, porque não fazer algo aqui tbm . Em 2017 eu fundei a Crew PRJCT RUN a primeira crew de corrida de rua liderados e voltado para a galera preta da periferia e principalmente as mulheres pretas ao meu redor.Através da corrida tive a oportunidade de viajar conhecer várias outras culturas fora do país. ( Viena, Áustria, México, Nyc, Chile, Chicago)Gosto muito de falar de esporte no geral, foi o esporte que deu uma bolsa de estudo 100% para meu filho. ( 22 anos ) mora 2 anos nos Estados Unidos . Estudando e jogando basquete.

Depois que entrei na corrida,fiz campanhas nacionais e internacionais e apps de corrida como: Strava Global , Runtastic Global, Nike Brasil.

Campanhas para: Adidas Running,  Gatorade  Brasil, Nike Brasil, Centauro , Sallve.

Materiais para uma comunidade de corrida de NYC e hoje fazemos parte da comunidade global black runners.

O rolê acontece de forma simples: vai com roupa adequada, se encontra e bora correr por São Paulo. O foco do grupo de corrida é voltado para pessoas pretas e periféricas, mas todos podem participar de nossos encontros, por causa da exclusão nesse rolê que percebi  inclusive é o único bonde com liderança preta. “Pela falta de representatividade na frente de um projeto de esporte onde misturamos um pouco de tudo como: música, grafite e camiseta personalizada’’.

Além de corrida, tem caixinha de música durante o trajeto, muito conteúdo audiovisual com fotos e vídeos, observação da cidade  por meio de sua arquitetura e exaltação do graffiti. E, muitas pessoas não conhecem a cidade onde vivem, daí com a corrida de rua elas passam a conhecer.

“Com a Crew corremos mais pelo centrão de São Paulo, mesmo! Gosto de correr pela região da Bela Vista, Liberdade e Praça Roosevelt.Crew é um termo usado no mundo todo para quem tem um grupo de pessoas acreditando e lutando por algo, seja: esporte, música, arte, dança, estudo. Aqui em São Paulo existem alguns esportes, além do da Débora, aliás podem até receber patrocínio. Esse grupo,  PRJCT, é reconhecido não só aqui no Brasil, mas em Londres, Nyc, Los Angeles… Mid Strike Magazine. Revista de corredores de NYC, convidam  Débora Taylor a falar da sua vivência como atleta no Brasil.Vale a pena ressaltar que também na Crew é um lugar de acolhimento, sair de uma depressão com o esporte. Portanto, a conversa também é importante para Crew.“Eu converso com mulheres que levam a vida difícil, mas tento não focar nos problemas e sim em ajudar a passar por eles com mais leveza. Nada é fácil,  mas acredito que juntas uma levanta a outra! Um simples abraço ou uma simples pergunta; como você está ? Parece bobo, mas eu já vi e ouvi que eu salvei a vida, então o corre nunca vai parar!’’.

Curador
Jay Oliveira
Alagoana, jornalista, diretora criativa, idealizadora e diretora de conteúdo da ROZZEIRA, a primeira revista dedicada à mulher no futebol do Brasil. Modelou por mais de cinco anos nas principais capitais do Brasil e da Europa e atualmente, desenvolve projetos voltados ao futebol, com o propósito de exaltar a presença delas na modalidade.
Sobre o projeto
Idealizada pela MOOC em parceria com a HYPEBEAST BR e com o suporte da FLAGCX, MOOC100 é a maior lista de expoentes negros do mercado criativo no Brasil. Em sua segunda edição, a shortlist traz 100 nomes de todo o país, buscando diversificar a presença de pessoas de todas as regiões, além de contemplar vários segmentos do mercado.

Após cuidadosa curadoria encabeçada por líderes e gestores do mercado, a lista selecionou os profissionais a partir de 10 categorias. Como forma de destacar o trabalho e a realização de pessoas negras nos mais diversas setores, MOOC100 conta com as áreas de Gestão e Liderança, Gastronomia, Coletivos, Música, Audiovisual e Cinema, Conteúdo e Influência, Design e Direção de Arte, Artes Visuais, Moda e Esportes.
Receba novidades
Obrigado! Sua inscrição foi recebida.
Sua inscrição foi recebida.
Oops! Something went wrong while submitting the form.
© MOOC100